Conheça o App Brasileiro premiado no exterior: Handtalk!
- Anelise Campoi
- 3 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr. de 2021
O brasileiro têm uma capacidade incrível de se reinventar e criar novas possibilidades. Estamos falando de um dos melhores aplicativos que temos à disposição: HandTalk, o melhor app que você vai ver hoje!

Idealizado por três sócios, o aplicativo basicamente consegue traduzir em tempo real frases em português para a linguagem de sinais (Libras), conectando propósitos e estreitando relacionamentos de pessoas com alguma necessidade auditiva.
Por meio de uma animação (muito simpática, por sinal), o aplicativo transmite as falas, utilizando os braços longos, grandes mãos e as claras expressões faciais do Hugo, o personagem feito por animação.
Para entender melhor o projeto, precisamos de background, então voltamos à raiz da criação: Ronaldo Tenório, um estudante de publicidade, recebeu o desafio de criar um projeto que consistia em um produto/serviço inovador. Ronaldo já tinha um interesse por acessibilidade, então concentrou seus esforços no desenvolvimento do aplicativo já naquela época, porém, o projeto não saiu do papel naquele primeiro momento, e foi assim por longos 5 anos.
Depois de se formar, Ronaldo abriu sua agência e com a ajuda de seu amigo, que havia se formado em uma especialização para desenvolvimento de aplicativos, deu vida (parcial) ao aplicativo que hoje conhecemos como Handtalk. Mas para que o projeto fizesse realmente sentido, algo estava faltando: uma personalidade que pudesse se conectar e cativar. É neste momento que entra em cena, a terceira parte da equação de acessibilidade e tecnologia: Thadeu Luz, especialista em animação gráfica. E foi assim, que oficialmente nasceu o Handtalk.
O fator que motivou a equipe foram os números alarmantes: no mundo, são mais de 200 milhões de pessoas com alguma dificuldade para ouvir, sendo que 10 milhões estão no Brasil e 70% dessas pessoas utilizam Libras como linguagem primária. Além de contar com os 3 desenvolvedores, a empresa também possui colaboradores portadores de necessidades especiais auditivas para traduzir de forma natural os movimentos de Hugo, a inteligência artifical do app.
O projeto foi tão bem sucedido, que em 2013, os três brasileiros foram convidados a participar do WSA Mobile 2013, um evento produzido pela ONU. Eles não só participaram, mas também venceram como projeto destaque na categoria “Inclusão Social”.
Com a união de tantos fatores motivadores, o Handtalk hoje acumula mais de 500 mil downloads nas plataformas de aplicativos e a equipe estima que o app já tenha beneficiado mais de 3.5 milhões de pessoas.
Comentários